01

Disciplina:

c.h.

Metodologia da Pesquisa Cientifica.

30

Ementa:

Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Modalidades mais utilizadas em pesquisa. Técnicas para coleta de dados e informações. Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Textos. Forma de apresentação gráfica do artigo científico. As normas da ABNT.

 

02

Disciplina:

c.h.

Empreendedorismo aplicado à Educação Física – Como ser um Personal Trainer de sucesso?

20

Ementa:

Marketing pessoal. Como dar os primeiros passos: a conquista dos seus primeiros clientes. Como vender o seu produto (Você S/A). Estratégias para gerenciar sua carteira de cliente (Criação. Estabilização. Renovação.). Como alcançar uma excelência no seu trabalho dentro de uma sala de academia (Qual a importância de conquistar tal excelência? O que a sua equipe e seus clientes esperam de você? Torne-se diferenciado em sala).

 

03

Disciplina:

c.h.

Avaliação física-funcional e semiologia aplicada ao exercício.

20

Ementa:

a) Anamnese (investigação clínica): Avaliação médica: Liberação/pré-participação. Entrevista: Sintomatologia, Interpretação de exames, Classificação de risco e patologia de base. b)Avaliação morfofuncional: Composição corporal, Alterações posturais; c) Avaliação de aptidões físicas: Aptidões cardiorrespiratórias, Aptidões ardiometabólicas.

 

04

Disciplina:

c.h.

Anatomia e fisiologia do aparelho locomotor.

20

Ementa:

a)  Anatomia do Sistema Muscular: Conceitos básicos, Tipo de músculos,Funções dos músculos, Componentes anatômicos do musculo estriado esquelético, Classificação morfológica dos músculo estriado esquelético. b) Fisiologia muscular: Fibra muscular, Células satélites, Retículo sarcoplasmático, Miofibrila e miofilamento, Mecanismo molecular da contração muscular. c) Ativação do musculo estriado esquelético: Cortex motor, Motoreunônio, Sinapses, Unidade motora, Potencial de ação, Processo de excitação-contração. d) Expressão mecânica e tipologia muscular: Resposta a um estímulo, Geração e aumento da força, Relação de angulo, largura e força muscular, Diferentes tipos de fibras musculares: miotipologia, Recrutamento e classificação de unidade motora.

 

05

Disciplina:

c.h.

Adaptações do aparelho neuromuscular ao treino de musculação.

20

Ementa:

a)  Adaptações morfológicas: Modificação da secção muscular, Hipertrofia das fibras musculares, Hipertrofia e proliferação de miofibrilas, Hiperplasia, Outras adaptações morfológicas. b) Adaptações nervosas: SNC, SNP.

 

06

Disciplina:

c.h.

Biomecânica e Cinesiologia na Musculação e no Exercício.

20

Ementa:

a)  Bases Biomecânicas na Musculação: Análise biomecânica, Montagem de programas de treinamento de força através das bases biomecânicas, Dores e sua interferência na biomecânica humana, Lei do equilíbrio, Lei do conforto, Lei da economia. b) Detecção de lesões: Deficiências da ativação muscular – aparecimento de lesões. c) Cinesiologia Aplicada na Musculação: Modelo cinesiológico, Avaliação da força: – Mito sobre a força; – Relação entre a força e estabilidade, Rigidez, Stiffness,  A flexibilidade,  Controle motor, Estabilização lombopélvica.

 

07

Disciplina:

c.h.

Aspectos fisiológicos do treinamento para pessoas hipertensas.

20

Ementa:

a) Epidemiologia. b) Fisiopatologia. c) Complicações de saúde causadas pelo diabetes. d) Prevenção e tratamento: Farmacológico, Alimentar, Mudança de estilo de vida. e) Prescrição de exercício físico. f) Cuidados durante o treinamento. g) Efeitos do treinamento. h) Agudos e crônicos.

 

08

Disciplina:

c.h.

Aspectos fisiológicos do treinamento para pessoas com diabetes.

20

Ementa:

a)Epidemiologia. b) Fisiopatologia. c) Complicações de saúde causadas pelo diabetes. d) Prevenção e tratamento. e) Prescrição de exercício físico. f) Cuidados durante o treinamento. g) Efeitos do treinamento.

 

09

Disciplina:

c.h.

Aspectos fisiológicos do treinamento para mulheres e gestantes.

20

Ementa:

a)Capacidade de performance; b)Biomecânica; c)Efeitos hormonais; d)Impactos na puberdade; e)Impactos na fertilidade; f)Esporte e gravidez; g)Esporte e menstruação.

 

10

Disciplina:

c.h.

Fisiopatologia do Sistema Cardiovascular.

20

Ementa:

a)Anatomia e fisiologia cardíaca; b)Artérias e veias; c)Coração do atleta; d)Insuficiência cardíaca; e)Morte súbita; f)Noções básicas de eletrocardiograma; g)Benefícios do exercício físico ao sistema cardiovascular; h)Reabilitação / Retreinamento; i)Cuidados na prescrição do exercício físico.

 

11

Disciplina:

c.h.

Urgência e Emergência no Exercício Físico e Primeiros Socorros no Esporte.

15

Ementa:

a)Emergências clínicas: Eventos cardíacos, Parada cardiorrespiratória – PCR,  Epilepsia – Convulsão, Hipoglicemia, Distúrbios causados pelo calor. b)Emergências traumáticas: A sequência de atendimento a vítima politraumatizada, Traumatismo crânio-encefálico e raquimedular, Técnicas de transporte em prancha longa, Imobilizações de membros em casos de fraturas, luxações e entorses, Objetos cravados, Hemorragias. c)Sessão prática: Reanimação cardiopulmonar – RCP, Uso do desfibrilador externo automático (DEA), Imobilização e transporte com talas e prancha longa, Uso de colar cervical.

 

12

Disciplina:

c.h.

Fisiopatologia do Sistema Respiratório.

20

Ementa:

a)Anatomia e fisiologia do sistema respiratório; b)Asma; c)DPOC; d)Obesidade e problemas respiratórios; e)Apneia do sono; f)Interação coração-pulmão; g)Prevenção e tratamento de doenças pulmonares; h)Cuidados na prescrição do exercício físico.

 

13

Disciplina:

c.h.

Nutrição aplicada ao Treinamento Esportivo.

15

Ementa:

a)Conceitos importantes em Nutrição Esportiva; b)Gasto energético nos exercícios; c)Cálculo das necessidades energéticas; d)Dieta e atividade física; e)Nutrientes x Exercícios; f)Carboidratos; g)Índice glicêmico; h)Lipídeos; i)Proteínas; j)Vitaminas; k)Minerais; l)Água; m)Reposição hidroeletrolítica; n)Desidratação; o)Termorregulação;

p)Recomendações nutricionais e prescrições dietéticas na atividade física; q)Suplementação: Whey Protein, Creatina, AMB, Beta alanina, Malto e dextrose.

 

14

Disciplina:

c.h.

Anatomofisiologia do Sistema Neuroendócrino e suas Interações no Exercício Físico.

20

Ementa:

a)Sistema neuroendócrino; b)Estudo da estrutura e função do sistema neuroendócrino;  c)Princípios gerais da ação hormonal / Regulação hormonal integrando; d)Fisiopatologia das doenças neuroendócrinas na população, estabelecendo as correlações entre os aspectos anatomopatológicos, fisiopatológicos, nutricionais e farmacológicos; e)Correlações clínicas.

 

15

Disciplina:

c.h.

Aspectos fisiológicos do treinamento para pessoas com obesidade.

20

Ementa:

a)  Bases fisiopatológicas: Balança energética, Controle do apetite (central e periférico), Funções do adipócitos, Papel do sistema simpático-adrenégico, Alterações da plasticidade do metabolismo muscular. b) Síndrome metabólica: Caracterização, Diretrizes da prescrição do exercício físico. c) Tratamento e prescrição do treinamento: Teste de esforço metabólico, Intensidade do exercício, Tempo e frequência dos treinamentos, Efeitos fisiológicos do treinamento.

 

16

Disciplina:

c.h.

Aspectos fisiológicos do treinamento para pessoas idosas.

20

Ementa:

a)Fisiologia do envelhecimento: Definição do envelhecimento, Efeitos fisiológicos do envelhecimento, Aptidão física em função do envelhecimento, Efeito da retomada do envelhecimento. b)Locomoção terrestre – generalidades e modificações induzidas pelo envelhecimento sadio e patológico: Biomecânica da marcha: Análise cinemática da marcha, Análise dinâmica da marcha, Custo energético da marcha.

 

17

Disciplina:

c.h.

Treinamento Funcional.

20

Ementa:

a)  Origem do treinamento funcional; b)Treinamento funcional versus treinamento tradicional; c)Por que utilizar o treinamento funcional? d)Benefícios e valências do treinamento funcional; e)Objetivo da aplicação treinamento funcional; f)Treinamento funcional em diferentes faixas etárias: crianças, adultos e idosos; g)Equipamentos/acessórios utilizados para desenvolver os exercícios funcionais; h)Bases neurológicas e a biomecânica do treinamento funcional; i)Core training; j)Músculos do core; k)Posicionamento; l)Fortalecimento do core; m)Prescrição do treinamento funcional; n)Conceito de carga de treino; o)Sessão de treinos; p)Circuito funcional; q)Exemplos de exercícios de treinamento funcional.

 

18

Disciplina:

c.h.

Treinamento de Força para Grupos Especiais.

20

Ementa:

a)Programa de treinamento de força para diabéticos; b)Emagrecimento; c)Atletas hipertensos; d)Iniciação do processo de trabalho: Avaliação, Prognóstico, Planejamento do treinamento; e)Realização do treinamento e evolução da performance; f)Estruturação do processo de treinamento de força para grupos especiais: Atletas, Cardiopatas, Diabéticos, Gestantes, Mulher, Criança, Terceira idade.

 

19

Disciplina:

c.h.

Trabalho de Conclusão de Curso

60

Ementa:

Elaboração do Trabalho de conclusão de curso dentro das normas acadêmicas exigidas pelo MEC visando publicação desses artigos em revistas cientifica de gabarito no Brasil e no mundo.

 

Corpo Docente: 

 

Nome

Titulação

(com tema e instituição)

01

Anna Kátia  Brizola Bonacina

Doutora em Ciências Biológicas pela UNESP

02

Alessandra de Cassia Leite

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos

03

Helena Maria Figueiredo Pazos

Doutora em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas pela UERJ

04

Julice Angélica Antoniazzo Batistão Gadani

Mestre em Ciências da Saúde pela UFGD.

05

Gabriela Mangelardo Luciano

Mestre em Estudos Latino-Americanos com ênfase em Comunicação pela Universidade de Salamanca/ Espanha.

06

Gustavo Chicaybam Peixoto

Mestrado em Química Biológica, pela UFRJ.

07

Ramiro Barcos Nunes

Doutorado em Ciências da Saúde pela UFCSPA.

 

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